Como a Inteligência Artificial pode auxiliar no controle (gestão) de produção de software

 em Ferramentas Digitais, Inteligência Artificial, Tecnologia

Quando falamos de inteligência artificial, logo pensamos nos filmes futuristas e como essa tecnologia irá dominar o mundo, certo? Errado, essa tecnologia não é do futuro, e já vem sendo usada em empresas para auxiliar no controle de produção. A inteligência já faz parte do nosso dia a dia.

É importante ressaltar que essa tecnologia já está presente em coisas simples do dia-a-dia, como por exemplo nas novas geladeiras que falam sobre o armazenamento e a necessidade de compras.

Nesse artigo vamos te explicar o que é a inteligência artificial e como essa tecnologia vem sendo empregada nas empresas para auxiliar no controle de produção de software.

O que é inteligência artificial

Muito da nossa insegurança ou incerteza sobre esse tipo de tecnologia vem dos filmes, que as apresentam como algo espetacular. Aliás, que só será possível daqui a algumas décadas. Contudo, o conceito de inteligência artificial (IA) é bem mais simples do que você imagina.

O conceito de inteligência artificial é de que máquinas aprendam com suas experiências, se ajustando a novos estímulos externos, assim como os seres humanos. Válido ressaltar que essas interações com o meio externo são feitas ainda por programação ou advindas de sensores estrategicamente posicionados.

O ajuste a estímulos externos ocorrem dentro de certa gama de ações que já foram programadas na máquina, tendo ela que reconhecer a nova situação e assim aplicar uma programação diferente.

Além disso, há diversos exemplos do uso de inteligência artificial no nosso dia-a-dia indo desde computadores que jogam xadrez, a carros autônomos. Essa tecnologia permite que computadores sejam treinados para cumprir tarefas específicas complexas e processar grande quantidade de dados, reconhecendo padrões, que nem sempre são facilmente perceptíveis pelos programadores ou usuários.

A IA está presente no dia-a-dia, inserida em diversos setores do mercado. Por vezes não nos damos conta disso, mas atualmente é quase impossível encontrar um setor onde essa tecnologia não seja aplicável.

Inteligência artificial no mercado

Como vimos a inteligência artificial já está inserida no nosso dia a dia, seja ela em turbinas eólicas, em sistemas de armazenamento de mercadorias, automação de máquinas, dentre diversos outros setores.

Além do mais, toda indústria necessita de funcionários capacitados e de tecnologias cada vez mais avançadas com o foco em aumento de eficiência através do controle de produção e automação. É ai que entra a funcionalidade da IA, que está sendo cogitada pelas mais diversas empresas.

A DAVITEC, com mais de 30 anos no mercado, dispõe de ferramentas de IA que podem ser aplicadas em conjunto com metodologias ágeis (como o SCRUM) para atuar na gestão e planejamento de projetos com disponibilização dos serviços especiais, com soluções implementadas nos diferentes segmentos de informática, eletrônica e mecânica.

A DAVITEC é pioneira no desenvolvimento de algoritmos instintivos, uma nova linha de aplicação em IA para tornar possível a integração de sistema de IA de alta complexidade,

A DAVITEC também atende solicitações de projetos especiais que são elaborados para os mais diversos segmentos, desde a elaboração até o registro de patentes, garantindo exclusividade e sigilo, permitindo ao cliente gestão e acompanhamento total de seus projetos através de documentação continuada e de contratos jurídicos.

Como por exemplo:

  • Hospitais

A automação pode auxiliar os médicos no auxilio de exames personalizados para cada paciente, no controle de prontuário eletrônico. Além disso, pode atuar como assistentes pessoais, lembrando você de tomar os remédios, ou ir se exercitar, ou até mesmo os horários e alimentos mais saudáveis. A inteligência artificial pode estender esses recursos para aplicação em sistemas especialistas e auxílio no diagnóstico.

  • Lojas

A inteligência artificial aprimora formas de personalizar o atendimento as pessoas. Ela pode ajudar a identificar as necessidades, desejos e gostos dos clientes, auxiliando a melhorar o atendimento personalizado e prospecção inteligente de novos cliente.

Por meio de IA é possível oferecer recomendações de compras para os clientes, formas de pagamento, e até mesmo negociar dívidas. Também, em sites é possível que a inteligência artificial notifique sobre o estoque e novos produtos e altere o layout de página em consonância com os pendores do cliente.

  • Indústria

Na indústria o uso de IA é responsável por conectar os equipamentos, prever carregamentos, e indicar demandas recorrentes, de acordo com variáveis ambientais. Tudo isso é feito por meio de programações específicas e variam de fábrica para fábrica na manufatura.

  • Esportes

Imagens capturadas durante partidas, os relatórios de cada jogador, os melhores posicionamentos tudo isso pode e muitas vezes são feito com o auxílio de inteligência artificial. Há com isso uma otimização na eficiência dos jogos.

  • Na indústria farmacêutica

Há sistemas que funcionam na logística de armazenamento de medicamentos. Sendo utilizados robôs para coleta e estocagem de produtos em prateleiras. Aliás, todos os setores ficam conectados a um sistema de monitoramento de rede, responsável pelo controle de estoque. A IA, auxilia no controle de demanda e aprimorando a logística de controle de estoque e transporte.

Ademais, essa tecnologia já pode ser aplicada e independe de interferência humana.

  • Energia

É possível encontrar controladores de turbinas eólicas com essa tecnologia. A IA aumenta a produtividade, utilizando técnicas mais eficientes de processamento. aumentando a eficiência e segurança.

  • Automação de máquinas

Há sistemas que permitem o trabalho contínuo de uma máquina, sincronizando processos e verificando a qualidade. Além disso, a própria máquina produz relatórios e laudos técnicos. Essa tecnologia é muito empregada na indústria aeronáutica e automobilística. Sistemas de IA, buscam, identificam e apresentam falhas de eficiência nos processos de produção dessas empresas.

  • Controle de produção de software

A demanda de produtos de sistemas de software tem exigido a gestão e controle de produção de cada vez mais complexos em tempos cada vez menores, mantendo a qualidade e custos baixos. Para isso, metodologias ágeis têm sido empregadas, exigindo a interação direta com o cliente durante todo o processo de produção. Isso traz problemas sérios de comunicação e integração de particularidades inerentes à personalidade ou filosofia administrativa de cada empresa ou cliente envolvido.

A IA vem sendo empregada como ferramenta auxiliar na coleta, organização e sincronização de informações, além de auxiliar na gestão do reuso e aproveitamento de códigos e algoritmos específicos, inteligentemente cruzados com as necessidades dos clientes.

A IA possibilita o uso de morfologias estruturais dinâmicas na construção de sistemas complexos ou com clientela muito eclética e diversificada.

Importância da IA

O avanço e popularização da tecnologia, as aplicações de Internet das coisas (IoT) e a própria massificação do uso da Internet, além do advento da indústria 4.0, vêm aumentando de forma exponencial a demanda e complexidade dos sistemas de controle, automação e gestão de todos os segmentos produtivos. Podemos notar que a inteligência artificial está inserida na nossa vida de tal maneira que seria quase impossível imaginar uma grande produção sem ela. Ela mantem qualidade, agregando agilidade com consequente diminuição de custos, e por vezes ela ajuda no treinamento e direcionamento de sistemas produtivos.

Conclusão

Como podemos ver a inteligência artificial, está cada vez mais inserida no nosso dia-a-dia. Por enquanto apresenta um papel de auxiliar na produção de produtos, na indústria de maneira geral, na personalização de sites e prospecção de clientes.

A inteligência artificial tem a capacidade de “descobrir” novas técnicas e aplicar novos métodos, dependendo de sua aplicação. Com isso acrescenta qualidade e inteligência aos produtos agregando valor a mercadoria, aumentando a produção e diminuindo custos.

A IA está sempre se aprimorando e em algumas empresas ela já serve como analista de dados, ou até mesmo como entrevistadoras em ferramentas de atendimento ao cliente (SACs) .

Na nossa sociedade moderna a presença da inteligência artificial vem se mostrando cada vez mais indispensável para o bom desempenho das empresas.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário

Recent Posts

Start typing and press Enter to search