As conquistas são resultados de um trabalho de muito empenho iniciado há 11 anos. O Polo Francano de Tecnologia é um dos pioneiros do Programa Empreender desenvolvido com segmentos dos mais diversos setores em parceria com Associação do Comércio Indústria de Franca (ACIF).
Atualmente com 19 empresas participantes, o Polo Francano de Tecnologia cria ferramentas e tem como base a troca de experiências para ampliação de conhecimentos e soluções.
De acordo com a gestora do Programa Empreender, Naina Correia Sousa, atualmente o planejamento é feito semestralmente com a definição de todas as ações como, por exemplo, palestras, encontros, debates, cursos, painéis e bate papo para o período.
‘Um dos temas em destaque muito recente é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que envolve diretamente o trabalho. Então, eles estão se preparando para essa adequação e se informando com relação a isso’ explicou Naina.
O grupo debate temas de interesse mútuo e também aqueles que são importantes para esclarecimento de dúvidas dos clientes atendidos.
‘Estão reunidos primeiramente em busca de melhorias para as próprias empresas. Então existe essa quebra de isolamento, a partir do momento que não estou mais sozinho no mercado, convivendo com os meus concorrentes, eu percebo que as dores são as mesmas, e com essa visão macro, ajuda mútua e a troca de experiências encontram-se soluções coletivas’ acrescentou Naina.
REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Inovação e tecnologia, a motivação por novos recursos e adaptação de ferramentas é o que move as empresas participantes com intuito de colaborar com desenvolvimento de negócios com apoio dos mais avançados sistemas.
O crescimento é notório do segmento e a região se tornou uma referência, e a evolução já aponta para outras necessidades com abertura inclusive de oportunidades no mercado de trabalho.
‘Eles têm se preocupado muito também com a questão da mão de obra, Franca com o Polo de Tecnologia, com essas software house, o Magalu que tem o Luiza Labs, a cidade vem se tornando um celeiro tecnológico da nossa região muito respeitado’ acrescentou Naina.
A falta de profissionais qualificados também está em pauta como um dos principais temas em discussão pelo grupo. “Um dos planos para o polo é realmente buscar parcerias educativas para pensar na formação desse profissional para que seja absorvido aqui na nossa própria região’ enfatizou.
TECNOLOGIA NA PANDEMIA
O aumento de restrições das atividades econômicas serviu para estimular a busca por alternativas para manter a produção, adaptação de empresas e até dos funcionários.
Nesse cenário, uma grande oportunidade para quem oferece soluções. ‘No primeiro momento foi até para ensinar as empresas a trabalharem em home office, então o Polo de TI, foi muito ativo, com muitas dicas de como adaptar o ambiente doméstico para o home office, como levar a empresa para o home office e a gente acredita que mesmo que a pandemia acabe em breve, vai permanecer o sistema híbrido com parte presencial e parte em home office’ disse a gestora.
Ela ainda concluiu ‘sempre cabeças novas, novos olhares são muito bem vindos. Ainda mais nessa área de tecnologia, que tudo muda o tempo todo. Essa troca é muito importante para nós e a gente recebe novas empresas de braços abertos’.
OUÇA PODCAST:
Saiba mais sobre o Polo Francana de Tecnologia www.polofrancanoti.com.br
SIGA NOSSAS REDES
Facebook – https://www.facebook.com/PoloFrancanoTecnologia
Instagram – https://www.instagram.com/polotifranca/
PARTICIPE DO POLO
Email: empreender@acifranca.com.br
1 comentário
[…] com objetivo de inovar, o grupo que é formado por empresas de tecnologia vinculado ao Programa Empreender da Associação do Comércio Indústria de Franca (ACIF) lançou conteúdos semanais pelo canal de […]
Os comentários estão fechados