Melhore a performance da sua empresa com Business Intelligence

 em Business, Ferramentas Digitais, Tecnologia

Já imaginou conseguir colocar os dados da sua empresa para realmente trabalhar a seu favor, respondendo de forma visual às perguntas que você sempre quis saber? Com Business Intelligence você consegue fazer isso e muito mais.

Vamos te mostrar tudo como sobre melhorar a performance da sua empresa com Business Intelligence.

Além disso, você vai ver valor e se perguntar porque não começou a utilizar antes. Acredite: depois de implementar um projeto de BI com sucesso, você vai perceber que os dados são o maior recurso estratégico da sua empresa.

O que é Business Intelligence (BI)?

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa Business Intelligence que, em português, significa Inteligência de Negócios.

Business Intelligence é utilizar os dados que você tem disponíveis com intuito de ter os melhores insights e decisões para o seu negócio.

Através de vários processos técnicos de limpeza, estruturação e aprimoramento de performance, os dados podem ser exibidos em forma gráfica. Assim, utilizá-los para tomar decisões dentro da sua empresa se torna muito mais fácil do que tentar entender aquela sua velha planilha.

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas, baseada em dados reais dos seus clientes, mercados e parceiros.

Por exemplo, imagina que você é dono de um restaurante que não vai muito bem financeiramente. Com o BI, é possível você identificar, através de indicadores especialmente criados para o seu negócio, exatamente o que não está agregando valor ao seu restaurante.

Assim, se há pratos que não estão vendendo, com certeza ficará muito mais fácil você saber disso com um belo painel com indicadores bem feitos do que perguntando para os garçons e para os cozinheiros.

Além disso, o BI une tecnologias, processos e dados para te entregar o melhor dos resultados e fazer com que você tenha uma visão de todas as áreas da sua empresa.

As diversas tecnologias e técnicas utilizadas em um projeto de BI – como estruturação de banco de dados por diferentes métodos, diversas formas de cálculo e estruturação de informações – apoiam a criação de uma visualização coerente com a realidade da sua empresa.

Como aplicar no seu negócio?

Para iniciar um projeto de BI na sua empresa, você vai precisar de pessoas qualificadas para te auxiliar no processo, já que, de pendendo do caso, tentar sozinho realizar um projeto assim pode ser desastroso.

Ajuda é sempre bem-vinda e, para isso, existem diversas empresas especializadas em produtos e serviços deste tipo. Por exemplo, a SMN.

A SMN oferece produtos de Business Intelligence e desenvolvimento de softwares sob medida.

A aplicação do BI no seu negócio começa com a análise de dados. Ela é feita a partir do que o cliente dispõe de dados. Por exemplo: você usa um ERP? É possível extrair dados dele para construirmos um BI. Ao contrário, utiliza uma planilha para os seus controles? Também é possível extrair dados de lá para iniciarmos um projeto.

Além de identificar fontes de coleta de dados internas, podemos incluir fontes de dados externas que sejam importantes para as suas decisões. Imagine você que, no seu restaurante, você gostaria de saber quantas pessoas na sua cidade são vegetarianas ou veganas, pois você pensa em lançar um menu específico para esse público. Caso o IBGE ou outro órgão governamental dispusesse desses dados, seria possível te informar quantos vegetarianos e/ou veganos moram na sua cidade, qual é a renda média deles, qual é sua quantidade de filhos média, qual é a cor preferida deles,… Enfim, tudo que a sua imaginação e os dados à disposição permitam te informar.

Em seguida, é necessário fazer o tratamento dos dados. Esse é o principal perigo de se tentar fazer um projeto de BI sozinho: não saber tratar os dados é o mesmo de cozinhar com ingredientes estragados: você pode ser o ganhador do Master Chef, mas se não tiver bons ingredientes, não conseguirá bons resultados. No BI, isso significa que você deve ter bons dados, e isso dependente necessariamente de um bom tratamento de dados, o que geralmente apenas profissionais conseguem realizar bem.

O próximo passo é o armazenamento das informações, ou seja, onde suas informações vão ficar guardadas. Geralmente, essas informações vão ficar na famosa nuvem, que nada mais é do que um computador localizado em algum lugar do mundo que armazena seus dados. Como há uma empresa que zela por aquele computador, você não precisa se preocupar com a segurança dele. Isso tende a diminuir os custos que você teria em manter as informações estratégicas da sua empresa lá mesmo. Você ficará livre daquele backup que tem que fazer em todo fechamento!

Por fim, analisa-se o que é possível responder com os dados disponíveis. Essa análise pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:

  • Mostrar a situação atual da empresa, seja financeira, de vendas, ou do que sua imaginação pedir.
  • Entender as causas de um determinado resultado
  • Prever o comportamento do seu cliente
  • Prever possíveis cenários e suas consequências

Agora, com toda essa informação disponível e organizada, vai ser muito mais fácil definir seus próximos passos e como melhorar o desempenho da sua empresa.

Para isso, a SMN pode te ajudar. Os serviços dela irão analisar as suas necessidades e fazer um projeto sob medida para a seu perfil, totalmente antenado nas necessidades da sua empresa.

Dessa forma, você vai ter todos os dados que precisa, já tratados e organizados da melhor forma para o seu entendimento.

Assim, você vai ficar somente com a função de tomar decisões baseada nos dados e nas análises que seu sistema te fornece. Além de ter acesso fácil e integrado das informações da sua empresa, seja no seu computador ou no seu smartphone.

Quais os benefícios?

  1. Decisões mais rápidas e com mais qualidade

Com seus dados já tratados e analisados, você consegue tomar decisões baseadas em fatos reais.

Dessa forma, diminui a probabilidade de falhas e de decisões baseadas no achismo.

  1. Identifica oportunidades de negócios

Como o BI vai te ajudar a identificar novas oportunidades?

Os dados coletados sobre seus clientes e seu público-alvo vão permitir que você veja mudanças nas necessidades deles.

Dessa forma, você vai saber como adaptar seu produto para a nova necessidade do seu público.

Isso porque o BI vai te fornecer informações como curva de consumo, quem compra seus produtos, quando compram, a jornada de compra deles e muito mais, caso seus dados possam fornecer essas análises.

  1. Informações integradas da empresa toda

O BI vai te fornecer dados de todos os setores do seu negócio. Dessa forma, você vai conseguir cruzar dados que você nunca pensou que poderiam ser complementares.

Assim, é possível que você tenha novas visões sobre seu negócio e entenda como uma área impacta a outra e como influenciam nas suas vendas.

  1. Acompanha os dados de períodos diferentes.

Você vai conseguir saber o que aconteceu na época que sua empresa estava com o maior lucro, ou melhor, vai ter maior certeza do porque aquilo aconteceu naquele momento.

Então, se quiser, pode comparar com períodos não tão bons, vendo, através dos indicadores, como agir da maneira mais acertada para, por exemplo, aumentar suas vendas.

Isso também vai permitir que você faça modificações nos seus processos e tome qualquer decisão realmente embasado em fatos, não em suposições.

Assim, você pode adaptar sempre seus serviços e processos para encontrar um resultado melhor.

Conclusão

Em resumo, o BI pode te dar uma visão mais completa da sua empresa, estruturando dados e exibindo-os de uma forma gráfica que facilita decisões acertadas e coerentes.

Sua imaginação vai ser o limite para o que você quer saber da sua empresa!

Caso queira ter a experiência de conhecer sua empresa de verdade, contate a empresa SMN. Eles estão prontos para responder – de uma forma simples, colorida e objetiva – o que você tem vontade de perguntar sobre o seu negócio e nunca soube como.

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search