Qual a melhor opção: backup ou armazenamento em nuvem?

 em Business, Ferramentas Digitais, Tecnologia

É comum muitas pessoas terem dúvida em relação ao backup ou armazenamento em nuvem. Afinal de contas, qual é a melhor alternativa?

Para responder essa questão, é necessário conhecer mais à fundo cada uma das opções.

E é exatamente isso que mostraremos nesse post. Por isso, continue lendo esse artigo e entenda a diferença entre essas duas opções. Além disso, descubra também a necessidade de contratar as opções vai atender melhor de acordo com a sua necessidade. Confira!

Diferenças entre backup ou armazenamento em nuvem

Apesar de ambos os serviços dependerem de um servidor online, o backup ou armazenamento em nuvem possuem diferenças. Começando pelo tipo de arquivos que eles armazenam.

No caso do armazenamento em nuvem, você irá guardar todos os seus arquivos nesse “HD online”. Eles ficarão armazenados de maneira centralizada, no serviço de sua escolha, como Google Drive.

Já no backup em nuvem, o que será armazenado nesse espaço digital são cópias de seus arquivos. Ou seja, você terá uma versão salva no seu PC, HD ou dispositivo móvel, e outra na nuvem.

Outra diferença é que você pode programar a criação de backups. Isso quer dizer que eles poderão ser feitos de forma diária, semanal ou mensal, conforme a sua preferência. Vários serviços utilizam esse tipo de solução, como o Whatsapp.

Mas afinal de contas, qual a melhor opção? Backup ou armazenamento em nuvem?

A melhor opção sem sombra de dúvidas é você ter o Backup dos arquivos como por exemplo no Google Drive e/ou Dropbox e contratar o serviço de Backup em Nuvem, já que, nesta última é realizado cópia de todos os arquivos. Isso porque, através do arquivo físico você tem acesso rápido e fácil e no armazenamento em nuvem você tem a segurança que os arquivos estão protegidos e salvos.

A Performance Informática conta com um incrível serviço de armazenamento em nuvem que poderá te ajudar a ter mais segurança e agilidade ao guardar seus arquivos por verificar a integridade dos mesmos como encontrar vírus ou estar corrompido. Bom, mas quando utilizar armazenamento e backup de dados?

De forma simples e resumida, podemos considerar que o Armazenamento de Dados é mais indicado para organizações que estimulam o trabalho colaborativo, onde as tarefas são automatizadas e também pode ter profissionais e/ou colaboradores espalhados em diversos locais, unidades ou até alocados em outros países. Esta solução tem como objetivo facilitar processos com foco na produtividade.

Já o Backup é uma estratégia de segurança e sua principal finalidade é garantir que informações e arquivos não sejam comprometidos ou perdidos. É importante reforçar que optar por utilizar o armazenamento não elimina a necessidade de ter uma estratégia de backup de dados, pois um serviço complementa o outro.

Gostou de saber mais sobre armazenamento em nuvem e backup? Então entre em contato com a Performance Informática através do (16) 3403-9748 ou pelo WhatsApp (16)99159-3538 e saiba mais sobre a solução.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search