Um negócio não começa da noite para o dia. Quando você tem uma meta e uma ideia, por exemplo, não abre uma loja de uma hora para outra.
É preciso estar preparado, e principalmente, com planejamento para que tudo ocorra dentro de uma normalidade e que os desafios sejam superados com sabedoria.
Da mesma forma que esses cuidados ser devem tomados na prática no modelo físico de negócios, a orientação deve ser seguida para quem vai utilizar o mercado virtual.
A abertura de lojas e ou negócios no e-commerce requer estratégias, planejamento e além disso muito empenho. E é por isso, que a partir de agora, você terá dicas importantes de como evitar erros para ter sucesso em sua loja virtual.
O empresário William Israel conta que a Snow Digital surgiu em 2013 justamente com o propósito de oferecer conhecimentos para quem pretende iniciar ou alavancar as vendas pelo mercado digital.
‘A grande vantagem é a experiência que a gente tem, com um time multidisciplinar. Então quando você contrata a Snow não é um profissional apenas, tem design, redator, programadores, planejamento, especialistas em cada assunto’ disse William.
Ele lembra que atualmente as plataformas de e-commerce podem ser abertas até com simplicidade, mas a falta de preparo e conhecimento sobre os recursos são os primeiros desafios.
‘Você contrata sozinho, você tem que construir o layout da loja, fazer as configurações, e muitas vezes não fica bom. Porque não é a praia da pessoa’ alertou.
A Snow Digital é uma agência especializada em E-commerce e Mídias Sociais que traz ao empresário e lojista os mais modernos projetos e soluções para quem vai investir no comércio online.
Só para se ter uma ideia, o e-commerce cresce acima de 10% desde 2010 no Brasil. Em um ano de pandemia, a necessidade de ampliar negócios devido as restrições impostas para as vendas físicas gerou uma ‘explosão’ de empreendedorismo no setor.
Mas o crescimento não foi o único resultado, o efeito colateral é que muitas empresas não têm o resultado esperado, justamente pela característica e perfil do brasileiro.
‘O empreendedor brasileiro é por necessidade não por vocação, o que isso quer dizer, ele não se prepara para empreender. Muitas vezes ele perde o emprego e a única saída é montar um negócio, se virar para conseguir sobreviver’ explicou.
E para contribuir com você que está nessa situação, vem as algumas dicas.
QUATRO ERROS MAIS COMUNS
Planejamento
‘A gente conta com o Sebrae que ajuda o pequeno empreendedor de forma gratuita a montar um plano de negócios, a pensar na empresa em todos os aspectos da gestão. O primeiro erro é a questão de não se planejar e isso vale também para o comércio eletrônico’ disse Willian.
Formas de pagamento
‘Muita gente começa vender na internet e não se atenta quanto a isso. Vou citar o calçado, por exemplo, coloca para vender em no máximo duas ou três vezes sem juros, é preciso entender que se você for no Mercado Livre consegue comprar o calçado em 12 vezes sem juros. Precisa analisar as formas de pagamentos, receber através do PIX que é uma nova tendência, ter boleto como opção e o parcelamento em relação ao cartão de crédito’ acrescentou.
Logística
‘Eu tenho que ter o produto pronto para postar de forma imediata. Tenho que ter parceiros logísticos que vão entregar rápido também, e além de tudo, um preço competitivo. Pegando o exemplo do Marketplace no Mercado Livre qualquer pedido acima de R$ 79,00 o frete é grátis. Então, não adianta querer vender um sapato por R$ 129 e cobrar frete’ enfatizou
Atendimento
‘Muitos empreendedores tem a fantasia de que vão montar o comércio eletrônico, contratar uma agência para fazer links patrocinados e marketing e pronto. A pessoa tem a visão de não querer atender o cliente, e não é assim. A internet é só um meio, as relações pessoais elas continuam e quanto mais relação pessoal você tiver, melhor vai ser para o seu negócio’ concluiu.
VEJA:
LIDERANÇA
Motivado pela inovação, William também é o presidente do – Comitê de Líderes de E-commerce – em Franca (ComEcomm). Atualmente são 40 membros focados no desenvolvimento de atividades e ações de fomento ao comércio online na região de Franca.
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